8 Dicas para você parar de perder oportunidades

Tempo de leitura: 4 minutos

Oportunidades. Você as aproveita, ou elas passam por você?

Você está perdendo oportunidades porque vive focado demais em obstáculos. Nos negócios, a maioria das pessoas foca no que não pode ser feito, ao invés de focar no que pode ser feito. Quando você faz isso, se aniquila mentalmente. Você mesmo retira suas chances de atribuir uma atitude positiva. Pense como você se sentiria se alguém usasse com você as mesmas circunstâncias das que você está reclamando e se fazendo de vítima. Você iria querer ouvir, ou iria querer evitar essa pessoa custe o que custar? A resposta é um pouco óbvia.

Você iria preferir evitar. Porém, a melhor resposta está na sua habilidade de ser positivo. Aqui estão 8 atitudes que você pode utilizar no seu trabalho ou projeto para manter o foco e atentar para a solução, ao invés de ficar remoendo o problema. Espero que ajude a manter o foco, a intensidade, o estímulo e o compromisso com seus projetos e sua própria vida. Vamos lá:

1. Pare de culpar as circunstâncias pela situação em que você se encontra

Não é a chuva, o carro, o ônibus, metrô, livro ou o produto. O problema é você. Você tem uma opção em tudo o que faz. Existe sim um poder de escolha e cabe à você escolher uma forma melhor de ver e fazer as coisas. Não ponha a culpa no caminho, mude-o.

Se você não está satisfeito, é melhor mudar, antes que o tempo passe e seja tarde demais. Não ponha a culpa na situação, mude-a. Se você procura um propósito de vida, veja aqui: como descobrir seu propósito de vida.

2. Pare de culpar as outras pessoas pela sua situação

Esta vem como complemento para a primeira. Assuma responsabilidade por si mesmo e por suas ações. Se você está constantemente culpando outras pessoas, está na hora de superar isso. Ninguém faz negócios com alguém que só reclama ou que culpa os outros.

Assumir responsabilidades é sinônimo de maturidade e autoconfiança. Seu cliente que alguém com credibilidade, reputação e confiança. Seja esse alguém, ou o concorrente será. E para isso, você precisa adotar uma novas atitudes. Veja as 10 atitudes de sucesso pessoal.

3. Conheça seu cliente efetivo ou em potencial

Conhecer seu cliente é uma arma tão poderosa para evitar problemas quanto para lidar com eles. Se você não consegue atender o cliente corretamente, a falha é sua por não entender corretamente as expectativas desse cliente e as coisas que ele valoriza. Saiba quando uma decisão deve ser tomada.

4. Persista

Você com certeza já ouviu a expressão “morrer na beira da praia”. E é exatamente isso que acontece com uma série de empreendedores. Começam um projeto, vai ganhando forma, dá alguns resultados, mas não o esperado. Ao invés de persistir e mensurar melhor os resultados, você simplesmente desiste. E o mapa para o sucesso está lá, e você já percorreu boa parte da trajetória, porém, por uma falha emocional ou por desejar gratificação instantânea, você desistiu.

5. Gerencie seu tempo

Você já se perguntou porque algumas pessoas conseguem se desenvolver e crescer em apenas um ano, enquanto outras continuam sempre no mesmo lugar? Isso tudo tem a ver com a administração. A palavra-chave é esta. Como você administra seu tempo? Como você mensura seus resultados? Como administra seus investimentos e seus gastos? O grande segredo é utilizar bem o seu tempo.

Tanto para surpreender seu cliente quanto para crescimento de seu negócio e desenvolvimento pessoal. Estudando e praticando apenas uma hora por dia, em 5 anos, você é expert em qualquer coisa. Nesta parábola egípcia temos um bom exemplo do tempo bem utilizado.

6. Pratique suas habilidades todos os dias

Como disse no item anterior, uma hora por dia, sete dias por semana, durante um ano inteiro e você faz seu ano, um ano incrível. Pense no que você poderia fazer para melhorar seu foco e sua base de conhecimento na próxima vez que ligar a televisão. Quando você passa a entender que o seu sucesso depende mais de você do que do resto, não consegue mais ficar parado.

7. Foco nas soluções

Em vez de se afundar em problemas, porque você não passa o mesmo tempo trabalhando em soluções? Ser orientado para soluções tem feito mais por mim e minha trajetória do que qualquer outra estratégia. Todo problema significa uma oportunidade, claro, se você estiver procurando por ela. Se focar somente no problema, a oportunidade passará.

8. Pense antes. Fale depois

As pessoas falam sem pensar apenas para se arrepender do que disseram. Todas as vezes que você estiver para se envolver com outra pessoa, pense rapidamente sobre o que você está para falar. Como as palavras serão recebidas? O que mais você poderia dizer para criar uma imagem mais positiva? A ação parece simples, mas requer autodisciplina, assim como todos os outros tópicos.

Está gostando do artigo?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Conclusão:

Você recebeu um saco de cimento e um balde de água. Você pode construir um degrau para subir, ou um bloco para tropeçar. A escolha é sua.

Sobre Frederico Fortes

Formado em publicidade e propaganda pela PUC do Rio de Janeiro e criador de produtos digitais. Criou um sistema de gestão de conteúdo para websites que atualmente aluga e gera receita mensal recorrente. Este blog tem como objetivo fornecer técnicas de marketing, visão de empreendedorismo e de persuasão para que pequenos empreendedores e freelancers possam aumentar suas receitas escalando seus serviços ou produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *