5 Dicas para Vender Mais

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5 Dicas para Vender Mais

Olá! Neste post compartilho com você 5 dicas para vender mais. Primeiro, entenda que realizar uma venda é muito mais estratégia do que qualquer coisa. Quando você pensa em um objetivo, precisa conhecer exatamente quais são as variáveis e características dos caminhos que terá que seguir. Quando pensa em presentear um amigo, deverá conhecer exatamente seus gostos e estilo para que lhe-dê algo que agrade, correto?

Com uma venda não é muito diferente. Nossos potenciais clientes são amigos que devemos conhecer cada vez melhor, para que possamos entregar um presente que tenha valor para eles. Para isso, nada melhor do que conhecer cada detalhe deles, que aliados à reputação e credibilidade, fará você vender mais.

Abaixo lhe mostro 5 dicas para vender mais que eu mesmo utilizo em meus negócios digitais:

1. Construa uma reputação

Ninguém compra algo de alguém que não confia ou tem dúvidas. A credibilidade é o fator mais importante para realizar uma venda. Muitas vezes, o problema não é exatamente o produto ou serviço que está sendo vendido, mas sim, quem está vendendo.

Você sempre procura comprar de marcas ou lojas com as quais você já tem alguma referência. Se não irá comprar em uma loja, certamente comprará de algum amigo ou pedirá por uma indicação.

Reputação
A importância de se construir uma boa reputação

Uma venda é uma negociação. Quando compramos algo, estamos realizando uma troca de dinheiro por informação (no caso de consultorias), serviços, ou produtos.

Como em qualquer negócio, queremos ter a certeza de estar administrando bem os riscos e comprando pelo melhor custo-benefício. Entende-se por custo-benefício: valor recebido em relação ao preço cobrado, não necessariamente preço baixo.

A reputação é construída após produtos ou serviços de altíssima qualidade terem sido vendidos realizados. Esse mesmo processo repetido várias vezes transforma credibilidade em reputação. Quando se tem reputação, a venda é realizada de forma quase automática.

2. Entenda problemas

Se você não conhece os problemas e necessidades do seu público-alvo, você não será capaz de ajudar. Com certeza você não conseguirá vender qualquer coisa a eles. Empresários fazem dinheiro resolvendo problemas!

Quanto maior é o problema que você resolve, maior será a quantia de dinheiro que você ganhará. Foque em resolver problemas, não no dinheiro!

“Ah, mas é fácil dizer isso se você não está precisando de dinheiro!”. Claro que o dinheiro é importante. Não precisa ser um multi-milionário, mas necessita de dinheiro para viajar, curtir a família, ter seu lazer, e claro, investir.

A ironia é que quanto mais você compartilha uma solução, mais você ganha. Não necessariamente em dinheiro. Mas você ganha credibilidade e autoridade, que posteriormente poderá ser transformada reputação e em capital financeiro.

Um pequeno exemplo: imagine que você poste um vídeo ensinando como remover e bloquear malwares no computador. Você coloca este vídeo no YouTube e espalha a solução via redes sociais. Aos poucos, o número de inscritos e visualizações de seu vídeo vai crescendo.

Provavelmente, nos comentários de seu vídeo, irão ter outras pessoas lhe fazendo perguntas sobre outros problemas. Isto já lhe dará conteúdo para um novo vídeo. Ao resolver os problemas das pessoas, você se torna uma autoridade no assunto de manutenção de malwares em computadores.

Você não só poderá ganhar dinheiro com propagandas em seus vídeos, como também receberá do próprio YouTube. Você pode conferir nesta matéria da Globo, um sueco que se tornou milionário pelo YouTube.

Se você leu a matéria, verá que nela estão escondidas as mesmas estratégias que falo aqui.

Além disso tudo, você poderá lançar um curso de remoção e técnicas: “Como se tornar um removedor de pragas virtuais”. Ao conquistar a reputação pelos vídeos gratuitos e um audiência fiel, certamente fará vendas do curso online.

3. Peça um feedback

Não crie um produto que você “acha” que as pessoas queiram. Construa rapidamente um produto pequeno viável e lance-o. Em seguida, obtenha um feedback quando for possível, de modo que você possa desenvolvê-lo em algo que seu público adore.

Feedback
Peça sempre um Feedback para saber que caminho seguir e criar algo que seu público adore.

Ainda no exemplo que dei sobre o curso de remoção de pragas virtuais… Você poderá recolher depoimentos dos vídeos do YouTube quanto dos compradores do curso. Dessa forma você obtém um feedback e poderá melhorar o seu material.

O feedback é extremamente importante para reforçar sua credibilidade e reputação, como já mencionado no primeiro tópico.

4. Busque o público correto

Esse é um dos passos mais importantes. Você tem sempre que falar para as pessoas corretas. Procure levantar dados sobre seus compradores e seus comportamentos, como se fosse um detetive particular.

Procure saber os dados demográficos. Quantos anos eles têm, são casados ou solteiros, moram em grandes ou médias cidades. O que fazem no lazer? Quais são seus sonhos e frustações, etc. Também é importante angariar informações sobre gostos pessoais pois isso poderá ajudá-lo quando você fizer sua carta de vendas. Um site que recomendo para aprender a criar uma Copywrite (ou carta de vendas é o do Rafael Albertoni.

Este trabalho de “detetive” é parte mais importante do seu negócio, seja ele digital ou físico. Se você não definir bem o seu mercado, todas as outros passos que você der serão na direção errada. Nem todas as pessoas seguirão o mesmo padrão e os mesmos gostos, mas 60% deverá ser parecido. Caso isso não aconteça, o seu mercado não está bem definido.

Público-alvo
Fazer uma pesquisa de dados demográficos e características de seu público-alvo é a parte mais importante do negócio

Basicamente, marketing é encontrar as pessoas que já estavam procurando por você. Uma vez que você encontrar o destino, somente depois você inicia o processo de venda. Que é: conseguir que alguém esteja ciente do seu produto/serviço, em seguida, torná-los interessados.

Somente depois, influenciá-los a pedir mais informações ao mesmo tempo em que você mostra a sua credibilidade. Se isso for bem feito, eles serão os que perguntarão: “Onde posso comprar?”.

5. Mostre amor por seus clientes

Você sabia que custa 6x mais encontrar um novo cliente do que manter os clientes que já compraram de você? Esta matéria da Exame comprova o que estou dizendo.

É bem mais caro adquirir um novo cliente do que manter os que você já tem. Como seres humanos estamos sempre reclamando do que não temos e esquecemos de olhar para o que já possuímos. Nossos clientes atuais e satisfeitos nos ajudam a conseguir cada vez novos clientes. Isso diminui o nosso Custo por Aquisição (CPA).

Parece antiquado, mas o marketing boca-a-boca ainda funciona e muito! Inclusive, hoje é aliado à internet. Com apenas um feedback ou uma indicação, podemos conseguir dezenas de clientes de uma só vez. Portanto, o cuidado com os clientes atuais tem de ser dobrado, quiçá, triplicado.

Clientes Feedback
Cuide bem dos seus clientes. Adquirir um novo custa 6x mais.

É bom lembrar que é uma faca de dois gumes. Do mesmo modo que pode funcionar positivamente, pode funcionar negativamente. Caso você não atenda às expectativas de seus clientes.

Uma vez que seu produto vá parar em sites como o ReclameAqui, é bem difícil resgatar a sua reputação. Portanto, dê atenção e atenda bem seus clientes atuais. São seus maiores fãs e aliados! Eu diria ainda para você focar em criar fãs, não meros clientes. A Apple faz isso e cai muito bem.

Conclusão:

Criar reputação e credibilidade é o primeiro passo para concretizar uma venda. As pessoas não compram de pessoas que não confiam. É por isso que grandes marcas estão constantemente investindo em uma imagem de confiança. O segundo passo é sempre apresentar uma solução para os problemas. Quanto maior for a solução que você fornecer, maior será a quantidade de dinheiro que receberá (teoricamente).

Sempre é bom pedir um feedback do seu produto ou serviço para que saiba sempre em que você pode melhorar para deixar seus clientes atuais sempre satisfeitos. É sempre bom mantermos nossos clientes satisfeitos para que possamos continuar fazendo negócios e eles nos indiquem. Afinal, o custo por aquisição de um novo cliente é bastante elevado, já que ele precisa passar por todo o processo de venda novamente.

Foque sempre em resolver problemas e construir reputação e credibilidade, para que depois possa transformá-lo em capital financeiro. Boas vendas!

Sobre Frederico Fortes

Formado em publicidade e propaganda pela PUC do Rio de Janeiro e criador de produtos digitais. Criou um sistema de gestão de conteúdo para websites que atualmente aluga e gera receita mensal recorrente. Este blog tem como objetivo fornecer técnicas de marketing, visão de empreendedorismo e de persuasão para que pequenos empreendedores e freelancers possam aumentar suas receitas escalando seus serviços ou produtos.

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